Um dia talvez se descubra que as coisas foram ordenadas de tal forma a serem simplesmente desordenadas.

terça-feira, 20 de abril de 2010



Rótulo: Válido até você abrir seus olhos.

Posted by Tannatos on 22:25


Aconteceu no ultimo sábado, estava com um grupo de amigos e minha namorada em um encontro casual no Shopping que diga-se de passagem está ficando cada vez menos frequentável devido a guerra de tribos aborígenes que estão tendendo a migrar para o local. Deixando isso de lado e focando no assunto, um amigo meu curte um estilo musical definido como Metal, assim como eu e muitas pessoas por ai também podem curtir mas o destaque disso tudo foi como o rótulo de "metaleiro" foi abordado na situação.

Uma garota com altas possibilidades de ser evangélica, não que isso seja um problema mas de certa forma torna a questão mais estranha. Ela abordou esse meu amigo falando que estava fazendo uma campanha para a divulgação de uma banda de "Metal Progressivo Experimental". Eu não sei que classificação musical é essa até por que eu nunca vi um "Metal Regressivo ISO 9001" ou coisas do tipo, mas voltando mais uma vez ao foco ela o abordou falando que ele era a "cara do público alvo que escuta esse tipo de som."

Existe um rótulo a respeito de que todo "headbanger" tem de ter cara de mal, cabelo grande e se vestir de preto. Mas vivemos em uma sociedade em que se você for desse modo para uma entrevista de emprego você provavelmente não chegará a brincar de dinâmica de grupo. Quem gosta desse estilo musical não vai deixar de ouvir ele, mas pode mudar a aparência por questões de necessidade e até mesmo por pura vontade.

Ai está o grande Q da situação, achei ridículo uma garota que se expõe a fazer uma campanha de divulgação estar usando rótulos para tentar atrair um público alvo que quer quebrar paradigmas, afinal está dentro da cultura do Rock como um todo o que inclui o Metal e seus derivados o fato de ser "contra" o sistema, rótulos e seja lá o que for. Ser diferente e não igual. Discordar e não concordar.

Apenas acho que Marketing não é brincadeira e nem deve ser pensado de maneira obvia, acredito que um estudo cultural vai fazer o público alvo se identificar com a propaganda e não apenas os rotulados.

Para se trabalhar com isso é necessário abrir os olhos, e enxergar além.

0 comments